Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
O valor de um homem deve medir-se pelo que dá e não pelo que recebe. Não se converta em um homem de sucesso senão num homem de valores.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tattoo Rio de Janeiro




Carioca (gentílico)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O termo carioca (do tupi kari oca, "casa de branco") é o gentílico dos habitantes ou naturais do município doRio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro.

Para o professor de Tupi Antigo Eduardo de Almeida Navarro (USP), a palavra em Tupi vem de kariîó - carijó - nome de grupo indígena + oka - casa = casa de carijós.

Também é conhecido como "carioca" o café fraco. O café que se bebe, quando é feito com uma quantidade menor de pó do que o habitual ou quando se reaproveita o pó do primeiro café, é conhecido em Portugal e em algumas regiões do Brasil como "carioca".

A expressão "carioca da gema" designa indivíduos nascidos e criados na cidade do Rio de Janeiro, filhos de mãe e pai cariocas. A "gema" se refere ao fato do indivíduo ser oriundo de dois cariocas, ou seja ser carioca antes mesmo de nascer. O "carioca da clara" é o carioca que tem pais nascidos em outros lugares.

Os brasileiros nascidos no estado do Rio de Janeiro são denominados fluminenses, inclusive os cariocas, apesar deste termo ser constante e erroneamente atribuído àqueles.

Nenhum comentário: